HOME FEEDBACK

Lula rebate os EUA e declara que ‘ninguém está desrespeitando os direitos humanos no Brasil’

Lula defende a situação dos direitos humanos no Brasil e critica o relatório dos EUA. O presidente destaca a autonomia do Poder Judiciário e responde às acusações de desrespeito aos direitos humanos.

Discurso de Lula no Planalto: Nesta quarta-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu que “ninguém está desrespeitando os direitos humanos” no Brasil.

A fala ocorreu após os Estados Unidos publicarem um relatório afirmando a piora na situação dos direitos humanos no Brasil. Lula respondeu: “Os nossos amigos americanos tudo que resolvem brigar, tentam criar uma imagem de demônio”.

Lula ainda enfatizou que é necessário considerar “o que acontece no país que está acusando o Brasil” ao falar sobre direitos humanos.

O documento criticou não apenas o presidente, mas também o ministro do STF, Alexandre de Moraes, e a prisão de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, réu no STF por tentativa de golpe. O relatório foi entregue ao Congresso dos EUA no dia 12 de outubro.

O presidente também destacou que o Brasil possui um “Poder Judiciário autônomo” que respeita a Constituição, e garantiu que “não temos nenhuma incidência com relação ao julgamento na Suprema Corte”.

Leia mais em jovem-pan