Lula reúne ministros e presidente do BC para definir medidas contra tarifa imposta pelos EUA
Lula se reúne com ministros e presidentes para discutir tarifas americanas e busca soluções para amenizar impactos. Decreto sobre a Lei da Reciprocidade deve ser editado até terça-feira para enfrentar a medida dos EUA.
Presidente Lula se reúne com ministros e presidente do Banco Central para discutir a resposta do Brasil à tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.
A reunião ocorreu no Palácio da Alvorada neste domingo (13). A tarifa, anunciada por Donald Trump, começará a valer em 1º de agosto.
Entre as ações analisadas está a criação de um comitê com empresários para encontrar soluções para os impactos econômicos.
Participaram do encontro:
- Geraldo Alckmin - Vice-presidente e Ministro da Indústria e Comércio
- Fernando Haddad - Ministro da Fazenda
- Gleisi Hoffmann - Ministra da Secretaria de Relações Institucionais
- Carlos Fávaro - Ministro da Agricultura
- Sidônio Palmeira - Ministro da Secretaria de Comunicação
- Gabriel Galípolo - Presidente do Banco Central
- Jaques Wagner - Líder do governo no Senado
- Maria Laura da Rocha - Secretária-geral do Itamaraty
- Miriam Belchior - Secretária-executiva da Casa Civil
Alckmin afirmou que o governo publicará até terça-feira (15) um decreto sobre a Lei da Reciprocidade, que permitirá medidas contra países que dificultem as exportações brasileiras. Ele considerou a tarifa americana “inadequada e injustificável”.
Além disso, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, escreveu uma carta criticando os argumentos dos EUA e defendendo a democracia. Barroso disse que a decisão é baseada em uma “compreensão imprecisa” dos fatos no Brasil.