HOME FEEDBACK

Lula revelou “face antissemita”, diz ministro da Defesa de Israel

Ministro israelense critica Lula por saída do Brasil da IHRA e o classifica como apoiador do Hamas. A tensão nas relações diplomáticas exacerbada pela decisão do governo brasileiro reflete um crescente impasse entre os dois países.

Ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, declarou que o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva revelou sua “verdadeira face como antissemita declarado” ao retirar o Brasil da IHRA (Aliança Internacional para Memória do Holocausto).

Katz chamou Lula de “apoiador do Hamas” e afirmou que a decisão coloca o Brasil ao lado de regimes como o Irã, que nega o Holocausto e ameaça Israel. Ele garantiu que Israel saberá se defender “mesmo sem a ajuda de Lula e seus aliados”.

O ministro expressou sua indignação: “Vergonha para o povo brasileiro e para os muitos amigos de Israel no Brasil que este seja o seu presidente. Dias melhores ainda virão para a relação entre nossos países.”

Katz recordou que, quando foi chanceler, declarou Lula “persona non grata” por suas falas sobre o Holocausto, condicionando a reversão à apresentação de desculpas.

A retirada do Brasil da IHRA foi formalizada recentemente pelo Itamaraty, que argumenta que a adesão feita em 2020 será substituída por “mecanismos multilaterais” contra o antissemitismo na ONU.

Katz também compartilhou uma imagem de Lula como boneco de marionete, manipulada pelo aiatolá Ali Khamenei, do Irã.

As relações diplomáticas entre Brasil e Israel enfrentam tensões, especialmente sobre a nomeação de um novo embaixador em Brasília, e Lula tem criticado a atuação de Israel no conflito contra o Hamas, mencionando genocídio em Gaza.

Leia mais em poder360