HOME FEEDBACK

Lula se recusa a ligar para Trump e pretende debater tarifas com Brics: 'Não vou me humilhar'

Lula condiciona diálogo com Trump a uma real disposição do presidente dos EUA para conversas, em meio a tensões comerciais. O presidente brasileiro critica a recente sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros e reafirma a soberania do país nas negociações.

Presidentes Lula e Trump: Diálogo Suspenso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em entrevista à Reuters, que não vai contatar Donald Trump até que perceba uma disposição real para o diálogo. Lula destacou que não se submeterá a situações “humilhantes”.

O assunto das tarifas comerciais foi mencionado por Lula no contexto do bloco dos Brics, que inclui o Brasil. No entanto, até o momento, os dois líderes nunca se dialogaram. Lula afirmou: “Minha intuição diz que ele não quer conversar”.

A tensão entre Brasil e Estados Unidos aumentou com a implementação de tarifas unilaterais de 50% sobre produtos brasileiros, a maior já aplicada pelo governo dos EUA. Cerca de 35,9% das exportações brasileiras serão afetadas, incluindo itens como carne, café, petróleo e veículos.

O Brasil formalizou uma queixa à Organização Mundial do Comércio (OMC) e solicitou consultas aos Estados Unidos, iniciando um processo contra as tarifas.

Lula pretende discutir o impacto das tarifas com outros países do Brics, como a Índia, e ressaltou a importância do bloco no G20. Ele criticou Trump, afirmando que suas ações representam uma “intromissão” na soberania brasileira.

O presidente brasileiro reafirmou que não retaliará com novas tarifas, buscando uma postura pacífica em relação aos EUA: “Quando um não quer, dois não brigam”.

Leia mais em exame