Lula se reúne com Alckmin sobre ajuda contra tarifaço: veja as possíveis medidas
Reunião entre Lula e Alckmin busca resolver os impactos das tarifas comerciais dos EUA sobre produtos brasileiros. Pacote de medidas abrange apoio financeiro e incentivos ao setor industrial e agropecuário.
Presidente Lula se reúne com Alckmin nesta segunda-feira (11) às 17h para discutir pacote de apoio a setores afetados por tarifas de 50% dos EUA sobre produtos brasileiros.
A reunião ocorre após o cancelamento do lançamento do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) pela ApexBrasil.
O pacote, elaborado pelo Ministério da Fazenda, foi entregue a Lula em 6 de julho e contém opções variadas para auxílio, incluindo linhas de crédito e aumento de compras governamentais.
Após o anúncio do tarifaço, indústria e agronegócio têm enviado demandas ao governo. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) inicialmente apresentou 37 demandas, reduzidas para oito prioritárias.
- Linhas de financiamento
- Proteção ao emprego
- Devolução rápida de créditos tributários
- Medidas antidumping
- Incentivo à abertura de novos mercados
Mário Sérgio Telles, da CNI, afirmou que as medidas não têm impacto fiscal significativo e são direcionadas apenas às empresas mais afetadas.
No agro, os pedidos incluem aumento de compras governamentais de produtos perecíveis e linhas de crédito para exportações. Há, ainda, demandas relacionadas à regulação de produtos e aumento do teor mínimo de frutas em bebidas.
Essas medidas podem ser implementadas por um decreto presidencial, sem precisar de aprovação do Congresso.