Lula se reúne com ministros no Planalto para discutir reação à tarifa de Trump ao Brasil
Reunião de emergência discute estratégias do Brasil em resposta à nova tarifa dos EUA. O governo considera opções desde aumento de tarifas em produtos americanos até mudanças em áreas como propriedade intelectual e audiovisual.
Reunião de emergência convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva após a nova tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, imposta pelos Estados Unidos.
A reunião ocorrerá nesta quarta-feira com auxiliares e ministros, incluindo o chanceler Mauro Vieira, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
A pauta envolve discussões internas sobre como o governo brasileiro responderá à medida protecionista do presidente americano Donald Trump. As opções incluem:
- Elevação de tarifas sobre produtos americanos.
- Quebra de patentes farmacêuticas .
- Cassação de licenças na área de audiovisual.
Interlocutores do Ministério do Desenvolvimento consideram a tarifa de 50% excessiva, especialmente com negociações em curso para eliminar sobretaxas de 25% para aço e alumínio e 10% para outros produtos.
A tarifa foi uma resposta dos EUA ao Brics após a cúpula na última segunda-feira. Trump anunciou a elevação em 10% para países alinhados ao bloco.
Além disso, a carta enviada por Trump a Lula causou estranheza, já que defendia o ex-presidente Jair Bolsonaro.