Lula se reúne com ministros para traçar estratégia política sobre crise do INSS
Reunião visa definir estratégia do governo para a crise do INSS, com foco na possível instalação da CPI. Lula e ministros discutem adesão de parlamentares da base e impacto político das fraudes.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reunirá nesta sexta-feira (16) com ministros para definir a estratégia política do governo frente à crise dos descontos indevidos a aposentados do INSS.
Um dos pontos principais a serem discutidos é a adesão ou não de parlamentares para a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que irá investigar as fraudes.
Participarão da reunião:
- Sidônio Palmeira - Secretaria de Comunicação Social (Secom)
- Wolney Queiroz - Previdência Social
- Gleisi Hoffmann - Relações Institucionais
- Rui Costa - Casa Civil
- Jaques Wagner - Líder do governo no Senado
O encontro ocorrerá no Palácio da Alvorada. Lula voltou ao Brasil na noite de quinta-feira (15) após compromissos na Rússia e China, onde discutiu o aperfeiçoamento do sistema do INSS e o desvio de recursos.
Na quinta-feira, alguns membros do governo sinalizaram apoio à CPI, incluindo o líder do PT no Senado, Rogério Carvalho, que condicionou o apoio à investigação de possíveis ilícitos na gestão Bolsonaro.
Entretanto, a recomendação da articulação política ainda é de que os integrantes do governo não assinem o pedido de CPI. Uma fonte interna indicou que a decisão final dependerá do que o presidente decidir hoje.