Lula se reúne com Shell para tratar de projeto de gás natural
Lula discute investimentos da Shell em projeto de gás natural no pré-sal. A reunião visa reforçar parcerias estratégicas para a exploração de recursos energéticos no Brasil.
Reunião do presidente Lula com a Shell
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou, em 27 de agosto de 2025, com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), e o diretor executivo do Grupo Shell, Wael Sawam, no Palácio do Planalto.
O objetivo foi discutir investimentos da Shell no Projeto Gato do Mato, um empreendimento do pré-sal brasileiro na Bacia de Santos, a cerca de 200 km da costa do Rio de Janeiro.
O campo, com profundidades entre 1.750 e 2.050 metros, é de gás-condensado. O consórcio é composto por:
- Shell - 50% (operadora)
- Ecopetrol - 30%
- TotalEnergies - 20%
- PPSA - 10% (representa a União)
Em março de 2025, a Shell aprovou a decisão final de investimento, iniciando a fase de desenvolvimento do campo, que contará com uma FPSO capaz de produzir até 120 mil barris de petróleo por dia, com volumes recuperáveis estimados em 370 milhões de barris de óleo equivalente.
A produção está prevista para começar em 2029, com o gás natural sendo reinjetado inicialmente no reservatório. A Shell pretende levar o gás para a costa brasileira.
A reunião faz parte das reuniões institucionais anuais do governo Lula com a Shell, focando na visão global da multinacional sobre o setor de energia.
Até agora, Lula teve outros dois encontros com a Shell durante seu 3º mandato:
- 13.fev.2023 – Brasília: Foco na relação entre estatais brasileiras e grandes empresas para a transição energética.
- 23.set.2024 – Nova York: Lula afirmou que o interesse da Shell não sobreporá a prioridade da estatal na Margem Equatorial do Brasil.
A repercussão dentro do governo em relação a essas reuniões não foi positiva.