Lula se reúne hoje com presidente do INSS e novo ministro da Previdência: conversa deve debater devolução de descontos
Reunião visa discutir a devolução de valores descontados indevidamente de aposentados e pensionistas do INSS. Governo busca soluções rápidas e medidas para prevenir novas fraudes no sistema.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reunião nesta terça-feira à tarde com ministros para discutir um plano de devolução de valores descontados indevidamente de aposentados e pensionistas do INSS.
Participam do encontro os ministros:
- Wolney Queiroz (Previdência Social)
- Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos)
- Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais)
- Vinicius de Carvalho (Controladoria-Geral da União)
- Gilberto Waller Júnior (Instituto Nacional de Seguridade Social)
O Palácio do Planalto pressiona por uma solução rápida, com foco em ressarcimentos e proteção contra novas fraudes no sistema.
Técnicos estão revisando o processo de permissão de descontos, buscando rigor e uso de tecnologia para evitar falhas. Até a reformulação, todos os descontos associativos estão suspensos.
Lula embarca à noite para a Rússia e depois à China. Rui Costa se encontrará com ele em Pequim para apresentar possíveis soluções.
A orientação é que Lula seja mantido informado sobre as soluções encontradas, com retorno ao Brasil previsto para 13 de novembro. Não há expectativa de anúncios públicos antes disso.