Lula se reunirá com Alckmin para falar sobre tarifaço neste domingo
Lula se reúne com Alckmin para discutir tarifas de 50% impostas pelos EUA sobre produtos brasileiros. O governo busca reverter a taxação e preparar ações junto à OMC.
Presidentes Lula e Alckmin se reúnem neste domingo (13.jul.2025) para discutir tarifas de 50% impostas pelos EUA sobre produtos brasileiros.
O encontro ocorrerá no Palácio da Alvorada, às 17h. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, não deve participar devido a compromissos de viagem.
Alckmin anunciou que o decreto de regulamentação da Lei da Reciprocidade será publicado na 2ª ou 3ª feira, permitindo reações a tarifas impostas por outros países.
O governo brasileiro busca reverter a taxação e se prepara para recorrer à OMC. Alckmin ressaltou que os Estados Unidos têm superavit comercial com o Brasil em bens e serviços.
Durante o evento, Lula fez uma ironização sobre as tarifas, mencionando jabuticabas em tom bem-humorado, promovendo a união diplomática entre os países.
As tarifas entrarão em vigor em 1º de agosto e podem comprometer a competitividade das exportações brasileiras. Trump alertou que retaliações tarifárias do Brasil serão respondidas proporcionalmente.