Lula: ‘Se tudo tiver como estou pensando’, País terá 1º presidente eleito quatro vezes
Lula destaca a importância do diálogo com o Congresso e critica quem já pensa nas eleições de 2026. O presidente também revela suas ambições de se tornar o primeiro a ser eleito quatro vezes na história do Brasil.
BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou sobre a crise política entre o Planalto e o Congresso Nacional nesta sexta-feira, 4.
Lula afirmou que membros do Legislativo estão pensando nas eleições de 2026 e, em tom de campanha, declarou que, se tudo correr como planeja, pode se tornar o primeiro presidente eleito quatro vezes na história do Brasil.
“Tem gente que pensa que o governo já acabou... Se preparem, porque se tudo acontecer como estou pensando, esse País terá, pela primeira vez, um presidente eleito quatro vezes”, disse Lula em cerimônia sobre investimentos da Petrobras.
Ele também destacou que não deseja “nervosismo” na relação com o Congresso, especialmente com apenas um ano e meio de mandato restante. Para Lula, as divergências são “boas” pois promovem o diálogo entre os poderes.
“Sou grato ao Congresso Nacional... A gente vai resolver isso em uma mesa de negociação. Eu não quero nervosismo”, afirmou.
O conflito atual foi evidenciado pela crise do aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), onde a Câmara e o Senado derrubaram rapidamente um decreto presidencial. O governo recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir a medida.
Os projetos anunciados nessa cerimônia, com aporte de R$ 33 bilhões, visam aumentar a produção de produtos renováveis e melhorar a eficiência energética nas plantas do Rio de Janeiro, com previsão de gerar mais de 38 mil empregos diretos e indiretos.