Lula tem semana decisiva para reforma ministerial antes de ir ao Japão
Mudanças ministeriais estão em pauta enquanto Lula viaja ao Japão e Vietnã. A expectativa gira em torno da acomodação de partidos do Centrão na Esplanada e da articulação política de Gleisi Hoffmann com o Congresso.
Semana decisiva para Lula: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja ao Japão e Vietnã de 24 a 29 de março. Aliados esperam mudanças no 1º escalão, iniciadas pela nova ministra da articulação política, Gleisi Hoffmann (PT).
A prioridade, segundo Gleisi, é alinhar pautas com o Congresso. O governo pode acomodar partidos do Centrão, como PP, Republicanos e MDB, que se mostram insatisfeitos com as mudanças que, até agora, só contemplaram o PT.
Lula tem como objetivo no Japão avançar nas negociações para o mercado nipônico de carnes bovinas e suínas. Ele levará presidentes do Congresso, Hugo Motta e Davi Alcolumbre.
Se reformas não forem resolvidas durante a viagem, ficarão para abril. Lula já afirmou que não tem pressa em modificar sua equipe.
Mudanças potenciais:
- Luciana Santos (PC do B) pode trocar a Ciência e Tecnologia pelo Ministério das Mulheres, após polêmicas.
- Rodrigo Pacheco (PSD-MG) é cotado para substituir Geraldo Alckmin no Mdic, visando candidatura ao governo de Minas Gerais em 2026.
- Carlos Fávaro (PSD) pode deixar a Agricultura, potencialmente para Arthur Lira (PP-AL).
- Guilherme Boulos (Psol-SP) é cogitado para a Secretaria Geral da Presidência, visando melhores relações com movimentos sociais.
Essas mudanças podem deixar outras siglas do Centrão de fora, potencialmente dificultando as pautas governamentais no Congresso.