HOME FEEDBACK

Lula tem semana decisiva para reforma ministerial antes de ir ao Japão

Mudanças ministeriais estão em pauta enquanto Lula viaja ao Japão e Vietnã. A expectativa gira em torno da acomodação de partidos do Centrão na Esplanada e da articulação política de Gleisi Hoffmann com o Congresso.

Semana decisiva para Lula: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja ao Japão e Vietnã de 24 a 29 de março. Aliados esperam mudanças no 1º escalão, iniciadas pela nova ministra da articulação política, Gleisi Hoffmann (PT).

A prioridade, segundo Gleisi, é alinhar pautas com o Congresso. O governo pode acomodar partidos do Centrão, como PP, Republicanos e MDB, que se mostram insatisfeitos com as mudanças que, até agora, só contemplaram o PT.

Lula tem como objetivo no Japão avançar nas negociações para o mercado nipônico de carnes bovinas e suínas. Ele levará presidentes do Congresso, Hugo Motta e Davi Alcolumbre.

Se reformas não forem resolvidas durante a viagem, ficarão para abril. Lula já afirmou que não tem pressa em modificar sua equipe.

Mudanças potenciais:

  • Luciana Santos (PC do B) pode trocar a Ciência e Tecnologia pelo Ministério das Mulheres, após polêmicas.
  • Rodrigo Pacheco (PSD-MG) é cotado para substituir Geraldo Alckmin no Mdic, visando candidatura ao governo de Minas Gerais em 2026.
  • Carlos Fávaro (PSD) pode deixar a Agricultura, potencialmente para Arthur Lira (PP-AL).
  • Guilherme Boulos (Psol-SP) é cogitado para a Secretaria Geral da Presidência, visando melhores relações com movimentos sociais.

Essas mudanças podem deixar outras siglas do Centrão de fora, potencialmente dificultando as pautas governamentais no Congresso.

Leia mais em poder360