Lula une PT, vai elevar discurso de pobres x ricos e vê ‘vitória’ nas redes contra o Congresso
Governos e aliados intensificam a polarização entre ricos e pobres após derrota no Congresso. Discurso de justiça social é reforçado por campanhas nas redes sociais para mobilizar apoio popular.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a cúpula do PT mantêm tom elevado contra o Congresso Nacional, apesar da recente derrota na Câmara e no Senado sobre o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
A avaliação do governo é de que venceu o debate público ao promover a polarização entre pobres e ricos.
Petistas lançaram três hashtags recentes: Ricos paguem a conta, Congresso inimigo do povo e Haddad tem razão, referindo-se à entrevista do ministro da Fazenda.
No trecho viralizado, Fernando Haddad defende que aumentar a carga tributária dos ricos é fazer justiça social.
Haddad enfatizou: “Se estou aumentando a carga tributária de quem não paga nada e é rico, eu não tô aumentando a carga tributária.”
Lula uniu ministros e parlamentares em torno da ideia de que o Congresso é um inimigo intangível nesta polarização de classes.
Esse movimento é visto como uma oportunidade para recuperar popularidade do presidente, especialmente após crises econômicas.
Se a gestão não melhorar nas pesquisas, será difícil organizar a base no Congresso e evitar nova derrota em discussões sobre impostos.
O discurso de “nós contra eles” será mais orquestrado. Lula, por exemplo, compartilhou uma história em quadrinhos defendendo a justiça tributária.
A primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, também divulgou o material.