HOME FEEDBACK

Lula usa adereço de apoio a tropas soviéticas que virou propaganda de Putin

Lula pede a Putin o fim da guerra na Ucrânia durante visita ao Kremlin. O presidente brasileiro defende a importância da política em vez do conflito e reforça laços bilaterais.

Lula pede fim da guerra na Ucrânia a Putin

Em entrevista à New Yorker, Luiz Inácio Lula da Silva revelou que ligou para Vladimir Putin, dizendo: "Está na hora de você voltar à política. Ponha um fim a isso. O mundo precisa de política, não de guerra."

Após a publicação, Lula foi recebido por Putin para um jantar no Kremlin, usando uma fita de São Jorge, símbolo de apoio às tropas soviéticas na Segunda Guerra. Essa fita, atualmente, simboliza apoio ao líder russo e à guerra da Ucrânia.

Na sexta-feira (9), Putin declarou: "Todo o país, a sociedade e a população apoiam os participantes da operação militar especial", durante o desfile militar na Praça Vermelha.

A fita de São Jorge também estava presente em 29 líderes, principalmente ditadores, que participaram das comemorações. Putin tenta associar a vitória na Segunda Guerra ao conflito atual na Ucrânia, afirmando que a invasão visa "liberar o país de tropas neonazistas."

Lula, que não mencionou a Ucrânia em sua reunião com Putin, justificou sua presença em Moscou como um apoio ao multilateralismo.

Leia mais em folha