Lula vai a desfile em Moscou com 17 líderes autocráticos
Lula participa de desfile em Moscou ao lado de líderes autoritários e busca diversificação nas relações comerciais com a Rússia. O evento marca os 80 anos da vitória soviética na 2ª Guerra Mundial e incluirá atos de cooperação em ciência e tecnologia.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará do desfile de 80 anos da vitória soviética na 2ª Guerra Mundial, promovido pelo governo da Rússia em 9 de maio de 2025.
Lula chegou a Moscou no dia 7 de maio de 2025. O desfile ocorrerá na Praça Vermelha e contará com 29 países convidados, sendo 17 deles autocracias.
O evento terá uma tribuna especial em frente ao Mausoléu de Lenin. Lula se juntará a líderes como Xi Jinping (China), Miguel Díaz-Canel (Cuba) e Alexandr Lukashenko (Belarus).
O convite de Putin foi direcionado a líderes que apoiam o governo russo, ignorando chefes de Estado que criticam a agressão russa na Ucrânia. Além de Lula, confirmarão presença os líderes da Sérvia e da Eslováquia.
A celebração começará às 4h e terminará perto das 6h (horário de Brasília), com uma marcha da guarda e um discurso de Putin. Haverá 1 minuto de silêncio em memória das vítimas da guerra.
O desfile contará com mais de 10.000 soldados e a participação de soldados de 13 países aliados à URSS. Após o desfile, os líderes prestarão homenagens no Túmulo do Soldado Desconhecido.
Lula também participará de eventos sobre comércio internacional com o governo russo e se reunirá com o premiê da Eslováquia, Robert Fico. O foco é diversificar as relações comerciais, atualmente centradas em combustíveis e fertilizantes agrícolas.
No 10 de maio, Lula seguirá para Pequim, onde se encontrará com Xi Jinping.