Lula vai ao Uruguai com Boulos e Macêdo em meio a possível troca na Secretaria-Geral
Boulos pode ser nomeado ministro da Secretaria-Geral da Presidência ao retornar de viagem com Lula ao Uruguai. O ex-presidente do país, José Mujica, foi homenageado durante a visita em meio a rumores de uma reforma ministerial.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visita o Uruguai nesta quinta-feira, 15, em companhia do deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) e do ministro Márcio Macêdo.
A presença de Boulos é estratégica, com tratativas para sua nomeação como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, substituindo Macêdo.
Lula deve chegar a Brasília por volta das 19h30. Ele participou do velório do ex-presidente uruguaio José Mujica, falecido aos 89 anos.
Além de Boulos e Macêdo, fazem parte da comitiva o presidente do PT e senador Humberto Costa, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
Macêdo, mencionado em uma reforma ministerial há meses, permanece no cargo, mas o nome de Boulos está em alta para a Secretaria-Geral. Sinais indicam que ele poderá ser nomeado em breve.
Fontes afirmam que Lula não está consultando a cúpula do PT sobre a troca, e aliados, como o líder do governo no Senado, Jaques Wagner, se mantêm distantes das discussões sobre mudanças ministeriais.
Boulos deve abrir mão da reeleição na Câmara para aceitar o ministério. O PT acredita que encontrará substitutos para seu cargo, já que ele foi o mais votado em São Paulo em 2022.