Lula vai discutir com ministros se Brasil irá retaliar tarifas dos EUA sobre aço ou se buscará OMC
Lula se reúne com ministros para discutir retaliação às novas tarifas de importação dos EUA. O impacto nas exportações brasileiras e na inflação local estão entre as principais preocupações do governo.
BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne com ministros nesta quarta-feira, 12, para discutir as novas tarifas de importação de aço e alumínio impostas pelos Estados Unidos.
A sobretaxa de 25% afeta o Brasil, o segundo maior exportador para os EUA, depois do Canadá. A medida foi anunciada por Donald Trump em 9 de fevereiro e envolve também outros produtos como cobre e madeira serrada.
O encontro abordará duas opções: retaliação ou recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC). Lula manifestou o desejo de dar uma resposta firme, buscando um tratamento igualitário para o Brasil.
Embora uma parte do governo sugira cautela, é esperada uma posição mais dura do presidente. Há preocupação com a inflacão impactada pelos custos mais altos de insumos e produtos finais, que podem afetar o mercado brasileiro.
Representantes como o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, participarão da reunião. A presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ainda é incerta.
A reunião acontece em um contexto de baixa na opinião pública sobre o governo Lula e é considerada crucial para as próximas decisões sobre o tema.