Lula vai falar sobre tarifas americanas com premiê da Índia nesta quinta e depois quer Xi Jinping
Lula, Modi e Xi Jinping discutem sanções dos EUA em contexto de reaproximação entre Brasil, Índia e China. As conversas buscam fortalecer laços entre os países do Brics em meio a tensões comerciais.
Celso Amorim, assessor especial da Presidência da República, confirmou que o presidente Lula e o primeiro-ministro indiano Narendra Modi farão uma conversa por telefone nesta quinta-feira (7), a respeito das tarifas americanas.
O próximo a ser contatado será o presidente chinês Xi Jinping. Amorim ressaltou que a comunicação é importante, especialmente entre os países do Brics, que enfrentam ameaças de sanções por comércio com a Rússia.
Trump anunciou uma taxa adicional de 25% sobre as importações da Índia, devido à compra de petróleo da Rússia. Essa nova ordem eleva a sobretaxa para 50%, válida em 21 dias.
A retaliação é parte de uma resposta dos EUA por causa da guerra na Ucrânia. Modi deve visitar a China no final deste mês, sua primeira viagem ao país vizinho em sete anos, passando primeiro pelo Japão.
Wang Yi, diplomata chinês, viajará a Nova Déli nos próximos dias para acertar a agenda do encontro Xi-Modi.
Nos últimos meses, houve reaproximação entre China e Índia, com visitas de altos funcionários indianos à China.