Lula vai telefonar a com líderes de França, Alemanha, África do Sul e Comissão Europeia
Lula busca fortalecer alianças globais em resposta às tarifas dos EUA e promover o multilateralismo. O presidente brasileiro já confirmou conversas com líderes de potências e participação em reunião do BRICS.
O governo brasileiro está organizando uma série de conversas telefônicas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com líderes internacionais ainda esta semana.
Os contatos incluem:
- Presidente da França, Emmanuel Macron
- Chanceler da Alemanha, Friedrich Merz
- Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen
- Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa
Essas conversas fazem parte da estratégia de Lula para defender o multilateralismo diante das tarifas impostas pelo presidente Donald Trump.
Lula também participará de uma reunião virtual do BRICS, em setembro, para coordenar uma resposta às tarifas. Recentemente, ele já conversou com:
- Presidente da China, Xi Jinping
- Primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi
- Líder da Rússia, Vladimir Putin
A conversa mais recente com Putin abordou as discussões sobre a guerra da Ucrânia. Já o diálogo com Xi aconteceu um dia após Trump sugerir um aumento nas compras de soja pela China.
Durante a ligação, Lula e Xi discutiram a importância do G20 e BRICS no apoio ao multilateralismo e ao combate à mudança do clima.
A interação com Modi ocorreu após o anúncio de novas tarifas de até 50% dos EUA, onde ambos os líderes reafirmaram a necessidade de defender o multilateralismo e explorar maior integração entre Brasil e Índia.