Lula volta a defender moeda comum entre países do Brics: ‘É preciso testá-la’
Lula defende a criação de moeda comum entre os Brics e critica dependência do dólar. Durante entrevista, ele destaca a importância do multilateralismo e aborda a presidência do Brasil na Assembleia Geral da ONU.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirma apoio à criação de uma moeda comum entre os países do Brics em entrevista à Band News.
Lula destaca a importância de testar a ideia e pede que o convençam do contrário se estiver errado. Ele considera os Brics um marco positivo para o Brasil.
O presidente afirma que a união dos interesses das nações do Sul global é crucial, pois os Brics representam quase metade da população mundial e um terço do PIB global.
Lula critica a dependência do dólar nas transações internacionais, sugerindo a possibilidade de negociações usando moedas próprias para reduzir essa dependência.
Ele também enfatiza o papel do multilateralismo como forma de equilibrar as relações comerciais entre os países.
Ainda na entrevista, Lula anuncia que abrirá a Assembleia Geral da ONU em 23 de setembro, onde ressaltará a soberania do Brasil e questões ambientais prioritárias.
O presidente critica a falta de comprometimento com o Protocolo de Quioto e a saída dos EUA do Acordo de Paris, e revela ter convidado Donald Trump para a COP, mas não recebeu resposta.
Reportagem produzida com auxílio de IA