HOME FEEDBACK

Lupi é o 11º ministro a deixar o governo Lula; veja as mudanças na Esplanada

Carlos Lupi é demitido da pasta da Previdência em meio a escândalo de fraudes no INSS. Wolney Queiroz é nomeado como seu sucessor, marcando a 11ª troca na Esplanada desde janeiro.

Ex-ministro Carlos Lupi (PDT) foi substituído nesta sexta-feira (2), tornando-se o 11º integrante a deixar a Esplanada no governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desde janeiro de 2023.

A saída ocorre em meio a um escândalo de fraudes bilionárias em aposentadorias e pensões do INSS, revelado por uma investigação da Polícia Federal (PF).

Lupi admitiu em audiência na Câmara que tinha conhecimento das irregularidades, mas não sabia da dimensão do rombo, estimado em R$ 6,3 bilhões. Ele se responsabilizou pela nomeação do ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, demitido na semana passada por denúncias de má gestão.

Com a saída de Lupi, o presidente Lula nomeou Wolney Queiroz, ex-deputado federal e atual secretário-executivo da Previdência, para o ministério.

Diversas trocas ministeriais ocorreram desde o início do terceiro mandato de Lula, motivadas por crises políticas, denúncias, negociações com a base aliada ou ajustes técnicos. Confira abaixo a lista completa das mudanças:

Leia mais em infomoney