HOME FEEDBACK

Macron fala com presidente iraniano e pede 'moderação' e retorno 'à via diplomática'

Macron pede moderação ao Irã após bombardeios dos EUA a instalações nucleares. A escalada de tensão entre as potências levanta preocupações sobre a segurança regional e o futuro das negociações diplomáticas.

Emmanuel Macron, presidente da França, pediu ao Irã uma postura de moderação e o retorno à via diplomática em conversa com Massoud Pezeshkian, seu homólogo iraniano, neste domingo, 22.

Os Estados Unidos bombardearam três instalações nucleares do Irã, em ação conjunta com Israel, que começou em 13 de junho. O Irã retaliou com o disparo de 40 mísseis contra Israel, acusando os EUA de destruir as chances de uma solução diplomática.

Macron destacou: "O diálogo é essencial para a segurança da região", em meio ao contexto de ataques. O presidente francês também conversou com líderes da Arábia Saudita, Omã, Emirados Árabes Unidos e Catar, e convocou um conselho de defesa para o mesmo dia.

A ofensiva dos EUA envolveu mais de 100 aeronaves, um submarino no Golfo Pérsico e dezenas de mísseis de precisão, incluindo 14 bombas fura-bunkers, segundo o Pentágono. Mais de um grupo de bombardeiros furtivos B-2 Spirit participou da operação, nomeada “Midnight Hammer” (Martelo da Meia-Noite).

O secretário de Defesa, Pete Hegseth, afirmou que o plano de ataque levou meses de preparação para garantir a eficácia da operação.

Leia mais em exame