Macron manifesta ‘forte desaprovação’ às tarifas dos EUA e defende resposta firme da União Europeia
Macron critica tarifas americanas e defende unidade da União Europeia em resposta. Presidente francês pede contramedidas e apoio à Comissão Europeia nas negociações.
Presidente da França, Emmanuel Macron, criticou no sábado (12) a decisão dos Estados Unidos de impor tarifas de 30% sobre produtos europeus a partir de 1º de agosto.
Em publicação na rede social X, Macron expressou sua forte desaprovação, alinhando-se com autoridades da União Europeia, incluindo a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Ele destacou que a medida foi anunciada após semanas de negociações entre os EUA e a Comissão Europeia.
O presidente francês defendeu que o bloco atue com unidade e reforce sua determinação em proteger os interesses europeus.
Macron também fez um apelo para acelerar contramedidas pela União Europeia, utilizando todos os instrumentos disponíveis, como os previstos no regulamento de anticoerção, aprovado em novembro de 2023.
O presidente afirmou que a França apoia plenamente a Comissão Europeia nas negociações, que serão intensificadas nas próximas semanas.
O objetivo é alcançar um acordo razoável para ambas as partes antes de 1º de agosto, baseado no respeito mútuo e nas cadeias de valor integradas.
*Com informações do Estadão Conteúdo*
Publicado por Felipe Dantas