Macron visita o rei Charles III, pede ”cessar-fogo incondicional’ em Gaza e diz que Europa ‘jamais abandonará’ Ucrânia
Macron pede cessar-fogo em Gaza e reafirma compromisso da Europa com a Ucrânia durante visita ao Reino Unido. Encontro marca reaproximação entre França e Reino Unido após o Brexit, com ênfase em cooperação em defesa e imigração.
Emmanuel Macron, presidente da França, iniciou uma visita de três dias ao Reino Unido nesta terça-feira (8). Durante seu discurso no Parlamento britânico, ele pediu um “cessar-fogo incondicional em Gaza”.
Macron também reafirmou o compromisso europeu com a Ucrânia: “Lutaremos até o último minuto para alcançar um cessar-fogo”. Ele enfatizou que a segurança e os princípios estão em jogo.
Recebido com grande solenidade pelo rei Charles III, Macron destacou a importância da reaproximação entre as nações após a saída do Reino Unido da União Europeia em 2020. A visita foca em imigração e defesa.
O presidente francês comentou que Europa e Reino Unido devem “abrir novos caminhos de cooperação” diante dos “grandes desafios” globais. Como símbolo dessa cooperação, anunciou o empréstimo da Tapeçaria de Bayeux ao Reino Unido, que ficará em exibição no Museu Britânico entre setembro de 2026 e junho de 2027.
Em troca, o Museu Britânico emprestará à França peças do Tesouro de Sutton Hoo, artefatos arqueológicos dos séculos VI e VII.
Após um esfriamento nas relações bilaterais, essa reaproximação é impulsionada pela guerra na Ucrânia, que trouxe a defesa e segurança ao centro das preocupações europeias.
Na quarta-feira, Macron se reunirá com Keir Starmer, participará de um evento sobre inteligência artificial e de um jantar na City de Londres.
Com informações da AFP