Maior depósito do mundo de cobre, ouro e prata é descoberto após três décadas, diz empresa
A descoberta marca um avanço significativo nas reservas de cobre e abre novas possibilidades para o setor mineral. As operações da Lundin no projeto Filo del Sol estão em marcha, destacando o potencial de crescimento em um mercado desafiador.
A mineradora canadense Lundin Mining, em joint-venture com a BHP, anunciou que o projeto Filo del Sol na América do Sul é a maior descoberta de cobre em três décadas.
De acordo com a Lundin, a mina não desenvolvida contém pelo menos 13 milhões de toneladas de cobre, além de quantidades significativas de ouro e prata.
A perfuração está em andamento e o tamanho do depósito está aumentando. O CEO Jack Lundin destacou o potencial de um dos projetos de cobre a céu aberto não desenvolvidos de mais alto teor do mundo.
A busca por cobre está se intensificando em face da crescente demanda global, impulsionada pela transição energética. Isso resultou em uma onda de fusões no setor e em previsões de déficits persistentes e preços mais altos a curto e médio prazo.
A BHP adquiriu a Filo Corp. em um acordo de US$ 3 bilhões no ano passado, permitindo a exploração dos projetos Filo del Sol e Josemaria, localizados na fronteira entre Argentina e Chile.
Todavia, o desenvolvimento das novas minas deverá levar muitos anos e bilhões de dólares.