Maior vulcão da Europa entra em erupção na Itália; veja imagens
Vulcão Etna entra em erupção na Sicília, liberando lava e fumaça, mas sem riscos para a população local. Autoridades confirmam que a atividade está sob controle e não há ameaça imediata às cidades próximas.
Vulcão Etna, o maior da Europa com 3.324 metros, entrou em erupção na noite de domingo (1º.jun.2025) e aumentou a atividade sísmica na manhã de 2ª feira (2.jun).
A erupção, localizada na Sicília (sul da Itália), liberou magma e nuvens de fumaça, levando turistas a evacuarem a região. Vídeos nas redes sociais mostram essa ação.
Apesar da erupção, não há riscos para a população das cidades de Catânia e vilarejos próximos. A lava está concentrada na área da crater e no Valle del Leone, que é desabitado.
De acordo com o INGV (Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia), a erupção foi causada por um colapso na área sudeste da montanha. “O material quente não passou da borda do Vale do Leão”, informou o instituto.
O aeroporto de Catânia elevou o sinal de alerta, mas continua operando com pequenos atrasos. O prefeito Enrico Tarantino afirmou que “está tudo normal e controlado”, ressaltando que a erupção era prevista e monitorada.
Eventos semelhantes ocorreram no passado, com uma erupção em agosto de 2024, quando o aeroporto foi fechado para segurança.