HOME FEEDBACK

Maioria avalia negativamente atuação do STF na imparcialidade entre rivais políticos, diz pesquisa

Pesquisa aponta que maioria da população avalia a atuação do STF como ruim ou péssima, com 51% afirmando não confiar na Corte. Imagem negativa é predominante entre os principais ministros, refletindo um cenário de desconfiança e insatisfação com a Justiça.

Pesquisa Atlas/Bloomberg revela que a atuação dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) é considerada ruim ou péssima por 54% dos brasileiros.

Outros 42% avaliam como ótima ou boa, e 5% a consideram regular.

No quesito respeito ao Poder Legislativo, 53% julgam ruim ou péssima, enquanto 51% consideram a atuação no combate à corrupção negativa.

A defesa da democracia tem uma avaliação positiva de 49%, mas 50% a consideram negativa.

Mais da metade, 51,1%competente nem imparcial. Em contraste, 47,9%

O ministro Alexandre de Moraes tem imagem negativa para 51% e positiva para 49%. O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, apresenta 36% de imagem positiva e 53% negativa. Edson Fachin, o novo presidente sob pressão, tem 48% de negativa e 32% de positiva.

O ministro Gilmar Mendes é o que tem a maior imagem negativa, com 56%.

O levantamento aponta que 51% não confiam no STF, enquanto 49% afirmam confiar, com desconfiança subindo de 47% para 51,3% desde fevereiro.

A pesquisa foi realizada com 2.447 respondentes entre 3 e 6 de agosto, com margem de erro de 2% e nível de confiança de 95%.

Leia mais em estadao