Maioria do Congresso diz que chances de governo Lula aprovar projetos são baixas, diz Genial/Quaest
Cai a aprovação do governo Lula entre deputados do Centrão, com apenas 43% reportando satisfação na relação com a presidência. A pesquisa indica que a percepção sobre a viabilidade de projetos do governo é pessimista entre a maioria dos parlamentares.
Pesquisa revela queda na popularidade do governo Lula no Centrão
De acordo com a pesquisa da Genial/Quaest, divulgada em 2 de outubro, a popularidade do governo Lula entre os parlamentares do Centrão diminuiu.
Para 57% dos deputados, as chances de aprovação de projetos da presidência são consideradas baixas.
A pesquisa, intitulada "O que pensam os deputados federais", indicou insatisfação crescente: a avaliação negativa do governo subiu de 47% para 51%.
Foram ouvidos 203 deputados, representando 40% do total na Câmara, entre 7 de maio e 30 de junho. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais.
Apesar da insatisfação, 84% dos parlamentares já foram recebidos por ministros, um aumento de 7% em relação a 2024. Entre eles, 43% afirmaram que seus pedidos foram atendidos.
No que diz respeito às propostas do governo, a elevação da faixa de isenção do IR para R$ 5.000 é a mais popular, com 88% de aprovação. Em contrapartida, as pautas menos aceitas, como o fim da escala 6x1 e a exclusão das verbas do Judiciário do limite de gastos, tiveram 70% de reprovação.