Maioria dos americanos concorda que países devem reconhecer Palestina, segundo pesquisa
Nova pesquisa revela apoio expressivo dos americanos ao reconhecimento da Palestina como nação pela ONU. A pesquisa surge em meio a discussões sobre uma possível trégua entre Israel e Hamas, enquanto a crise humanitária em Gaza se agrava.
Pelo menos 58% dos americanos apoiam o reconhecimento da Palestina como nação pela ONU, segundo pesquisa da Reuters/Ipsos.
Na pesquisa, 33% não concordam com o reconhecimento e 9% não responderam. Realizada em seis dias, foi publicada após o Canadá, Reino Unido e França anunciarem a intenção de reconhecer o Estado palestino, aumentando a pressão sobre Israel.
A pesquisa foi conduzida em meio a expectativas de um cessar-fogo entre Israel e o Hamas, que permitiria a libertação de reféns e ajuda humanitária.
Dois oficiais informaram que Israel está avaliando a resposta do Hamas a uma proposta de trégua de 60 dias e a libertação de metade dos reféns.
A crise humanitária em Gaza foi considerada por Reino Unido, Canadá, Austrália e aliados europeus como tendo atingido "níveis inimagináveis". Organizações de ajuda relatam que os habitantes estão à beira da fome.
O escritório de direitos humanos da ONU destacou que Israel não está permitindo suprimentos suficientes para evitar a fome, o que Israel nega ao culpar o Hamas.
Além disso, 65% dos entrevistados acreditam que os Estados Unidos devem agir em Gaza para ajudar os que enfrentam fome; 28% discordam, incluindo 41% dos republicanos.