HOME FEEDBACK

Maioria dos americanos e europeus ocidentais acreditam em uma guerra mundial na próxima década

Pesquisa revela apreensão generalizada sobre a possibilidade de uma nova guerra mundial entre europeus e americanos. A crença no uso de armas nucleares e a relevância dos ensinamentos sobre a Segunda Guerra Mundial também são destacados.

Pesquisa revela preocupação com a possibilidade de uma Terceira Guerra Mundial

Em meio ao 80º aniversário do Dia da Vitória na Europa, uma pesquisa indica que grande parte de europeus ocidentais e americanos acredita que uma nova guerra mundial pode ocorrer na próxima década.

Entre 41% e 55% dos entrevistados em cinco países europeus (Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Espanha) afirmaram que outra guerra mundial é muito ou razoavelmente provável. Nos Estados Unidos, essa visão é compartilhada por 45%.

A pesquisa, réalisée pela YouGov, mostra que 57% a 73% dos entrevistados acreditam que um novo conflito seria ainda mais mortal que os do século 20. 25% a 44% acham que uma terceira guerra poderia resultar na morte da maior parte da população mundial.

Para a maioria, 68% a 76%, um novo conflito global envolveria o uso de armas nucleares.

A expectativa de que seu país estivesse envolvido no conflito varia de 66% na Itália a 89% no Reino Unido, mas apenas 16% (Itália) a 44% (França) acreditam que suas forças armadas poderiam defendê-las. Em contraste, 71% dos americanos confiam em suas forças armadas.

A Rússia é vista como a causa provável da nova guerra mundial por 72% a 82% dos europeus ocidentais e 69% dos americanos, seguida pelo terrorismo islâmico.

Uma ampla maioria, 82% a 90%, considera importante ensinar sobre a Segunda Guerra Mundial nas escolas, e 72% a 87% acredita que os eventos do conflito ainda são relevantes hoje.

Por fim, entre 31% (Espanha) e 52% (EUA), os entrevistados acreditam ser possível que crimes semelhantes aos do regime nazista ocorram em seus países durante suas vidas.

Leia mais em valoreconomico