HOME FEEDBACK

Mais da metade dos brasileiros são contra anistia a envolvidos no 8 de janeiro, aponta Quaest

Pesquisa revela que 56% dos brasileiros desejam que presos do 8 de janeiro cumpram pena; apoio à anistia é maior entre eleitores de Bolsonaro. Além disso, 49% acreditam na participação do ex-presidente no plano de golpe.

Pesquisa revela descontentamento com atos de 8 de janeiro:

Mais de 56% dos brasileiros acreditam que os envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023 devem permanecer presos e cumprir suas penas. A pesquisa, realizada pela Quaest para a Genial Investimentos, entrevistou 2.004 pessoas entre 27 e 31 de março, com margem de erro de 2 pontos percentuais.

Entre os eleitores de Lula, 77% são contra a anistia dos presos, enquanto 61% dos eleitores de Bolsonaro acreditam que deveriam ser soltos.

Adicionalmente, 49% dos brasileiros acreditam que Bolsonaro esteve envolvido no plano de golpe, com 35% defendendo que não. A maioria, 73%, já estava ciente do julgamento pelo STF.

Quando questionados sobre a justiça da decisão do STF em torná-lo réu, 52% consideram a decisão justa, enquanto 36% a veem injusta. Entre os eleitores de Bolsonaro, 74% acham injusta, comparado a 80% dos eleitores de Lula que a consideram justa.

A pesquisa ainda mostra um empate técnico sobre a possibilidade de prisão de Bolsonaro: 46% a favor e 43% contra.

Entre os eleitores de Lula, 56% acreditam na prisão, enquanto 55% dos eleitores de Bolsonaro defendem que ele não deve ser preso. No grupo de votos brancos, nulos ou abstenções, há empate de 42% para ambos os lados.

Leia mais em valoreconomico