HOME FEEDBACK

Mais de 1 milhão de declarações do Imposto de Renda foram entregues

Mais de 1,5 milhão de declarações do Imposto de Renda foram enviadas em apenas dois dias, mas ritmo está mais lento do que no ano anterior. A Receita Federal prevê que até 30 de maio, prazo final, cerca de 46,2 milhões de documentos sejam entregues.

Receita Federal anunciou que mais de 1 milhão de declarações do Imposto de Renda 2025 foram entregues nos primeiros dois dias do prazo.

Até as 10h de quarta-feira (19), foram recebidas 1.538.536 declarações, com 23% utilizando o modelo pré-preenchido. Na terça, o total era de 1,2 milhão.

O carregamento completo dos dados estará pronto até 1º de abril, data de liberação do aplicativo Meu Imposto de Renda. O prazo para entrega vai até 30 de maio, com multas variando de R$ 165,74 a 20% do imposto devido.

A Receita estima que 46,2 milhões de declarações serão entregues este ano. Em 2024, foram mais de 45,2 milhões, com quase 2 milhões após o prazo. A entrega está mais lenta que no ano passado devido à suspensão dos auditores fiscais, que já dura mais de cem dias.

Juliano Neves, da Receita, comentou que houve dificuldades internas e que isso contribuiu para o atraso. A declaração pré-preenchida contará com 57% de utilização prevista.

Os serviços de "perguntas e respostas" e a atualização em tempo real estão indisponíveis no site da Receita.

A restituição será feita em cinco lotes, de maio a setembro, com o primeiro pagamento em 30 de maio. O critério de prioridade será a data de envio da declaração.

Os principais documentos necessários incluem:

  • Recibos de despesas médicas e de educação;
  • Comprovantes de compra e venda de veículos ou imóveis;
  • Informe de rendimentos da empresa;
  • Extratos bancários.

As declarações podem ser feitas de três formas: via programa para computador, aplicativo ou online pelo eCAC. Atualmente, apenas o programa para desktop está disponível. O acesso à declaração pré-preenchida requer senha do portal Gov.br com certificação ouro ou prata.

Leia mais em folha