HOME FEEDBACK

Mais de 200 chefes de estado devem comparecer ao funeral do Papa Francisco; veja a lista de nomes

Funeral do papa Francisco será realizado em 26 de abril e contará com a presença de mais de 100 chefes de Estado. A cerimônia enfatiza a simplicidade e humildade, refletindo o desejo do pontífice por um sepultamento discreto.

Funeral do Papa Francisco será no próximo sábado, 26 de abril, às 10h (horário de Roma) e 5h (horário de Brasília).

O papa faleceu na manhã de segunda-feira, 21, aos 88 anos, devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca.

O corpo será trasladado da Capela de Santa Marta para a Basílica de São Pedro na quarta-feira, 23, onde ficará exposto para homenagens dos fiéis.

A cerimônia será simples e ao ar livre, presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re. Após a missa, o corpo será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, conforme o desejo do papa, em um caixão de madeira simples.

Presença internacional confirmada de mais de 100 chefes de Estado reforça a importância do evento.

O Vaticano divulgou imagens do papa em seu caixão, vestindo paramentos litúrgicos vermelhos e segurando um rosário.

Além do funeral, todas as cerimônias de beatificação estão suspensas até a escolha do novo papa, incluindo a canonização de Carlo Acutis, que estava marcada para 27 de abril.

O Jubileu da Esperança 2025 seguirá com principais celebrações, exceto uma festa musical cancelada por respeito ao luto.

O período de sede vacante já começou, e o conclave para eleger o sucessor deve ocorrer entre 15 e 20 dias após a morte do pontífice, de acordo com a Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis.

Espera-se que o novo papa mantenha o legado de reformas de Francisco, com a possibilidade de um sucessor italiano.

Leia mais em exame