Mais de 300 pessoas são detidas em Londres durante manifestação em apoio a organização pró-Palestina
Protesto da Palestine Action em Londres resulta em 365 detenções. A ONU critica a proibição da organização, rotulada como "terrorista" pelo governo britânico.
Manifestações em Londres: No sábado (9), 365 apoiadores da Palestine Action foram detidos em uma manifestação em Londres. A organização é considerada proibida e “terrorista” no Reino Unido, segundo informações da polícia londrina.
A ONU classificou essa proibição como “desproporcional”. Além dos detidos, sete pessoas foram presas por infrações diversas, incluindo agressão a agentes, sem ferimentos graves.
A polícia deteve todos que portavam o cartaz “Eu me oponho ao genocídio, apoio a Palestine Action”. Os manifestantes exibiram também cartazes como “Agir contra o genocídio não é um crime” e “Palestina Livre”.
A Palestine Action foi incluída na lista de organizações “terroristas” do Reino Unido em julho, após atos de vandalismo. O governo britânico afirmou que os simpatizantes “desconhecem a verdadeira natureza” da organização.
A ministra do Interior, Yvette Cooper, afirmou que a Palestine Action “não é uma organização não violenta” e que há “informações preocupantes” sobre suas atividades. O apoio ou pertencimento a grupos proibidos pode resultar em até 14 anos de prisão.
A Palestine Action se define como uma “rede de ação direta” para denunciar a cumplicidade britânica com Israel, especialmente na venda de armas.
*Com informações da AFP - Publicado por Sarah Paula