Mais de 700 pinguins são encontrados mortos uma semana no litoral de SP
Mais de 700 pinguins-de-magalhães foram encontrados mortos na Ilha Comprida, evidenciando um cenário alarmante para a fauna local. O Instituto de Pesquisas Cananéia investiga as causas das mortalidades, apontando fatores como migração e interação com a pesca.
IPeC encontra 700 pinguins mortos na Ilha Comprida, litoral sul de São Paulo, em apenas quatro dias. Os pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) estavam em estado avançado de decomposição, dificultando a determinação da causa da morte.
O instituto considera como possíveis causas:
- Migração por longas distâncias,
- Dificuldade em encontrar alimento,
- Parasitoses,
- Quadros infecciosos,
- Interação com a pesca.
O monitoramento é parte do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), exigido pelo licenciamento ambiental do Ibama para atividades da Petrobras.
Em 18 de agosto, foi mencionado que a temporada deste ano apresentou cenário desafiador, com muitos pinguins encalhados e debilitados, chegando com peso muito abaixo do normal.
Destaque para o pinguim P07, resgatado em 4 de julho, que passou por recuperação e está apto para soltura, representando uma vitória em meio a números alarmantes.
Com informações do Estadão Conteúdo.
Publicado por Fernando Dias