Mais do que drones sobrevoando a lavoura: como a chegada da internet mudou a vida de agricultores em 4 anos
A chegada da internet em Caconde transforma a rotina dos agricultores, ampliando a comunicação e promovendo práticas sustentáveis. O projeto Semear Digital busca levar conectividade a mais comunidades rurais, impactando a segurança e a produção local.
Transformação no Campo: A cidade de Caconde, em São Paulo, teve acesso à internet apenas em 2021, trazendo mudanças significativas na vida rural.
A reportagem do g1 destaca a importância da conectividade para:
- Segurança e saúde dos agricultores;
- Produção sustentável com aplicativos que orientam o uso de agrotóxicos;
- Aumentos nas vendas online dos produtores;
Em 2024, 15% dos domicílios rurais ainda não tinham acesso à internet, e apenas 34% das lavouras possuem conexão 4G/5G. Para resolver esse cenário, o projeto Semear Digital, da Embrapa, já beneficiou 10 cidades desde 2020.
O projeto visa aumentar a comunicação e a inclusão social nas áreas rurais. A escolha das cidades se baseia em 34 indicadores, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Exemplo de Caconde: A internet chegou via rádio devido ao relevo montanhoso, com antenas repetidoras instaladas. Mais da metade das 2.500 pequenas propriedades já têm internet.
Além disso, a Embrapa introduziu tecnologias como:
- Drones para pulverização e controle de pragas;
- Aplicativos para aquicultura e pecuária;
A conectividade também melhora a segurança e ajuda no combate a incêndios, com monitoramento via câmeras. Em Caconde, a tecnologia ajudou a recuperar a produção de café e aumentou a eficiência na criação de tilápias.
Crescimento das Agtechs: O número de startups tecnológicas para o agronegócio cresceu 75% desde 2019.
A Embrapa pretende expandir o Semear Digital para países da América do Sul e já busca levar o projeto para o Nordeste do Brasil. O financiamento atual é de R$ 26,7 milhões até 2027 pela Fapesp.
O Governo Federal também promove o programa Rural + Conectado, com uma linha de crédito de R$ 1,2 bilhão para ampliar o acesso à internet nas áreas rurais.