HOME FEEDBACK

Mais um ministro da Fazenda da Colômbia deixa o cargo

A saída de Diego Guevara ressalta a instabilidade do governo de Gustavo Petro e suas dificuldades em implementar reformas fiscais. O peso colombiano sofreu desvalorização significativa em meio à crise política e econômica.

Ministro da Fazenda da Colômbia, Diego Guevara, renunciou nesta quarta-feira (19) em meio a esforços do governo Gustavo Petro para controlar um déficit orçamentário crescente.

Guevara, que assumiu o cargo em dezembro de 2024, é o quarto ministro da Fazenda nomeado por Petro desde sua posse em 2022.

Nas últimas semanas, o presidente enfrentou a oposição e parte de seus correligionários devido a uma proposta de aumento de impostos para mitigar um déficit fiscal de 6,8% do PIB, bem acima da meta de 5,6%.

O caos interno no governo se aprofundou após uma reunião ministerial où, inclusive a vice-presidente Francia Márquez, protestaram contra a nomeação de Armando Benedetti, envolvido em escândalos, para a chefia do Gabinete.

Desde então, Petro perdeu os ministros escolhidos no início do mandato. Os ex-ministros incluem José Antonio Ocampo, Ricardo Bonilla e o agora ex-ministro Guevara.

Guevara afirmou que renunciou após uma conversa pessoal com Petro. No entanto, relatos da mídia local, negados pelo Ministério da Fazenda, indicam divergências sobre fórmulas para conter gastos.

Após os rumores sobre sua renúncia, o peso colombiano caiu 1,7% em relação ao dólar, com mais uma queda de 0,6% nesta quarta-feira.

Leia mais em valoreconomico