Manifestantes de ato em Copacabana preferem Tarcísio para 2026 caso Bolsonaro siga inelegível
Levantamento revela que 42% dos manifestantes veem Tarcisio de Freitas como potencial candidato à presidência em 2026. A pesquisa também destaca a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro como a segunda opção preferida entre os participantes.
Manifestação no Rio de Janeiro neste domingo, 16, reuniu brasileiros apoiando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
42% dos participantes apontam o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), como o candidato ideal à presidência em 2026, caso Bolsonaro continue inelegível.
O levantamento, do Monitor do Debate Público do Meio Digital da USP, em parceria com o Cebrap e a ONG More in Common, questionou também sobre a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, que ficou em segundo lugar com 21% das preferências.
Os filhos de Bolsonaro foram mencionados na pesquisa: Eduardo Bolsonaro (16%) e Flávio Bolsonaro (6%). Outros nomes da direita, como Romeu Zema (2%) e Ronaldo Caiado (1%), foram pouco citados.
A pesquisa ouviu 495 participantes entre 9h30 e 13h, com margem de erro de 4% e nível de confiança de 95%. Aproximadamente 18,3 mil pessoas compareceram ao ato.
Com público abaixo do esperado, Bolsonaro e aliados reiteraram o pedido de anistia para os envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023. Durante o evento, o presidente do STF, Alexandre de Moraes, foi alvo de xingamentos, assim como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, criticado pelo aumento dos preços.