Manifestantes exigem em Israel acordo sobre reféns em Gaza
Manifestantes exigem fim da guerra e libertação de reféns em meio a nova onda de protestos em Israel. A situação se intensifica após ataques israelenses e pressões por negociações de trégua.
Milhares de manifestantes protestaram em Israel, nesta terça-feira (26), pedindo o fim da guerra em Gaza e a libertação dos reféns, em um momento que coincide com uma reunião do gabinete de segurança israelense.
A reunião foi convocada após ataques israelenses contra o hospital Nasser em Khan Yunis, resultando na morte de cinco jornalistas e mais de 20 pessoas no total. O Exército israelense afirmou que o ataque visava instalações do Hamas, não jornalistas.
O Catar aguarda resposta de Israel sobre uma proposta de trégua mediada por Catar, Egito e Estados Unidos, em troca da libertação de reféns.
Em Tel Aviv, cerca de 400 manifestantes bloquearam ruas e pediram negociações. Durante a noite, protestos ocorreram em frente ao gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.
Desde o ataque do Hamas em outubro, 49 reféns permanecem em cativeiro, e o governo enfrenta pressão para encerrar a guerra, que causa crises humanitárias em Gaza.
O Programa Mundial de Alimentos alertou para a insuficiência da ajuda humanitária, e a ONU pediu uma investigação das incursões israelenses.
O conflito, iniciado em 7 de outubro, já provocou a morte de 1.219 israelenses e aproximadamente 62.819 palestinos, segundo dados oficiais.
Com informações da AFP