Manifestantes queimam bonecos de refugiados na Irlanda do Norte
Grupos anti-imigração realizam protesto em Moygashel, incendiando barco com manequins que representam refugiados. A polícia classifica o ato como um “incidente de ódio” em meio a um aumento de tensões sobre imigração na região.
Grupos anti-imigração na Irlanda do Norte queimaram um barco com 8 manequins representando refugiados em Moygashel na 5ª feira (10.jul.2025).
No protesto, cartazes com as frases: “Parem os barcos” e “Veteranos antes dos refugiados” foram expostos. A polícia local classificou o ato como “incidente de ódio”.
A ação ocorreu durante as celebrações do “O Glorioso 12º”, que comemora a vitória de Guilherme de Orange na Batalha do Boyne em 1690.
Outra fogueira foi acesa na capital Belfast em 6ª feira (11.jul.2025), marcada por movimentos nacionalistas e anti-imigração.
A montagem do barco havia sido preparada desde 4ª feira (9.jul), quando autoridades pediram que a polícia a destruísse, mas os policiais se recusaram a agir.
Em junho, manifestantes incendiaram carros em Ballymena e bloquearam a entrada de refugiados em um hotel local.
A onda de protestos ocorre devido ao aumento de travessias ilegais pelo canal da Mancha, com dados da Frontex indicando um crescimento de 23% nas chegadas ao Reino Unido.