Manufatura dos EUA segue fraca em junho por tarifas
Indicadores de manufatura mostram contração persistente nos Estados Unidos, com novos pedidos em baixa. Aumento nos preços de insumos e mercado de trabalho fraco apontam para uma desaceleração econômica no segundo trimestre.
A manufatura dos EUA apresentou lentidão em junho, com fraqueza nos novos pedidos e aumento nos preços de insumos. As tarifas do governo Trump continuam impactando o planejamento das empresas.
O Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM) informou que o seu PMI de manufatura subiu para 49,0, comparado à mínima de seis meses de 48,5 em maio. Este é o quarto mês consecutivo em que o PMI está abaixo de 50, indicando contração no setor que representa 10,2% da economia.
Economistas esperavam um PMI de 48,8.
Os dados fracos sobre mercado imobiliário, gastos dos consumidores e aumento do desemprego indicam que a economia desacelerou no segundo trimestre. Mesmo assim, há expectativa de recuperação no Produto Interno Bruto (PIB) devido à queda das importações, que diminuiu um déficit comercial recorde.
Além disso, uma medida da demanda doméstica cresceu no ritmo mais lento em mais de dois anos no primeiro trimestre. As tarifas do presidente Donald Trump geraram distorções nos dados econômicos, e economistas alertam que pode levar tempo para que esses efeitos sejam dissipados.