HOME FEEDBACK

'Mão Morta': conheça 'Máquina do Juízo Final' que a Rússia ainda usa como ameaça aos EUA

Trump ordena envio de submarinos nucleares às proximidades da Rússia em resposta a provocações de Medvedev. A medida reflete uma escalada nas tensões nucleares entre as duas potências.

Donald Trump ordena envio de submarinos nucleares

Na última sexta-feira, o presidente dos EUA, Donald Trump, mandou enviar “dois submarinos nucleares para zonas apropriadas” próximas à Rússia.

A decisão foi uma resposta a comentários provocativos do ex-presidente russo Dmitri Medvedev, que mencionou o sistema de controle de armas nucleares "Dead Hand" em uma postagem.

O sistema, conhecido como "Máquina do Juízo Final", foi desenvolvido na Guerra Fria para garantir um contra-ataque, mesmo se a cadeia de comando for destruída.

Em caso de um ataque nuclear em larga escala, o sistema ativa ordens automáticas para responder imediatamente com força devastadora.

General Viktor Yesin relatou uma experiência em São Francisco que ilustra a capacidade de destruição do sistema.

Especialistas afirmam que 200 ogivas seriam suficientes para causar danos irreversíveis, enquanto a Rússia possui mais de 1.500 ogivas.

O sistema "Perímetro" foi modernizado após o colapso da União Soviética e está operacional para retaliações rápidas.

O engenheiro Vladimir Yarynich afirmou que o sistema evita decisões precipitadas, podendo entrar em modo de espera até a confirmação de ameaças reais.

Questionamentos sobre vulnerabilidades são negados pelas autoridades, que mencionam sistemas de backup em diversas plataformas.

EUA e China também investem em sistemas automáticos de retaliação, inspirados em tecnologias soviéticas e com capacidade de comunicação em caso de guerra nuclear.

Leia mais em exame