Maranhão é o pior Estado em distribuir impostos para bem-estar social
Estudo revela que o Maranhão está em último lugar na distribuição de impostos voltados ao bem-estar social, impactando diretamente a qualidade de vida da população. Estados como o Distrito Federal lideram a lista com uma alocação mais eficaz dos recursos arrecadados.
O Maranhão é o Estado com a pior distribuição de impostos para bem-estar social, segundo o Irbes (Índice de Retorno ao Bem-Estar da Sociedade por Estado) do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação).
O presidente-executivo do IBPT, João Eloi Olenike, destacou a importância de uma gestão mais transparente dos recursos: .
Além do Maranhão, os outros Estados com a pior distribuição de impostos são:
- Pará
- Alagoas
- Bahia
- Paraíba
Em contrapartida, o Distrito Federal é a unidade da Federação com a melhor distribuição de impostos para o bem-estar social.
O ranking dos cinco melhores Estados é composto por:
- Distrito Federal
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Santa Catarina
- Rio Grande do Sul
Olenike também reforçou que ainda há melhorias a serem feitas no aproveitamento das arrecadações em educação, saúde, segurança e outros serviços.
O ranking é baseado na ordem decrescente do Irbes. Quanto maior o valor do índice, melhor é o retorno da arrecadação para a população.