Marcha das Mulheres Indígenas espera reunir 5.000 em Brasília
Evento busca fortalecer a presença feminina indígena na política e na defesa ambiental. Participantes preparam-se para ato no Congresso Nacional com entrega de carta em defesa dos direitos territoriais.
Mulheres indígenas de todo o país estão em Brasília de sábado (2.ago.2025) a sexta-feira (8.ago) para a 4ª Marcha das Mulheres Indígenas.
Com o lema “Nosso corpo, nosso território: somos as guardiãs do planeta”, o evento ocorre em paralelo à 1ª Conferência Nacional das Mulheres Indígenas, que vai de 2ª feira (4.ago) a sexta-feira (8.ago).
A conferência reúne cerca de 5.000 participantes e é um marco na formulação de políticas públicas voltadas às mulheres indígenas. As atividades são realizadas no Espaço Cultural Ibero-Americano, organizada pela Anmiga.
A marcha acontece na 5ª feira (7.ago.2025), com concentração no mesmo espaço cultural. As manifestantes seguirão até o Congresso Nacional, onde realizarão um ato político-cultural às 14h. Durante o ato, será entregue a “Carta dos Corpos-Territórios em Defesa da Vida” aos congressistas.
Esse evento ocorre em um momento decisivo para a pauta do meio ambiente. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem até sexta-feira (8.ago.2025) para sancionar ou vetar o PL 2.159 de 2021, que altera regras de licenciamento ambiental e isenta empreendimentos militares e atividades de pecuária de pequeno porte.
Veja fotos do evento:
Marcha das Mulheres Indígenas começa nesta 2ª feira em Brasília