Márcia Lopes recebe convite de Lula para assumir ministério e se reunirá com petista nesta segunda
Márcia Lopes se reunirá com Lula nesta segunda-feira, confirmando sua expectativa de assumir o Ministério das Mulheres. A troca ocorre em meio a uma reforma ministerial já prevista para 2025 e intensificações de mudanças no governo.
Márcia Lopes, ex-ministra de Desenvolvimento Social, foi convidada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o Ministério das Mulheres, no lugar de Cida Gonçalves. Ela se reunirá com Lula nesta segunda-feira (5) em Brasília.
A confirmação foi feita por Márcia à "Folha" neste sábado (3). Ela declarou: "Recebi sim [o convite] e estarei em Brasília já na segunda-feira".
O convite foi feito por telefone na sexta-feira (2), após uma reunião de Lula com Cida, que saiu sem falar com a imprensa. A saída de Cida já era esperada, e Márcia era a favorita para o cargo.
Além disso, há especulações sobre a possível substituição do secretário-geral da Presidência, Márcio Macêdo, devido ao descontentamento de Lula com seu desempenho.
Márcia Lopes, assistente social e professora, é filiada ao PT desde os anos 1980 e foi ministra em 2010. Ela coordenou o grupo de assistência social na transição de 2022.
A troca no Ministério das Mulheres acontece no contexto da reforma ministerial, que foi adiada após crises na gestão. Se confirmada, será a sexta troca desde o início do ano.
Na sexta-feira, Carlos Lupi pediu demissão do Ministério da Previdência. Wolney Queiroz foi empossado no mesmo dia. Em abril, Juscelino Filho deixou o Ministério das Comunicações após denúncias de corrupção.
Houve ainda o desconforto gerado pela recusa de Pedro Lucas ao convite para o Ministério das Comunicações, que resultou na nomeação de Frederico Siqueira.
Outras trocas incluem: Sidônio Palmeira na Secom e Alexandre Padilha no Ministério da Saúde, após demissão de Nísia Trindade.