Março de 1985 marca reencontro do Brasil com a democracia, afirma Lula
Lula destaca a importância da redemocratização e os desafios atuais do Brasil em defesa da democracia. Ele lembra o legado de Sarney e a necessidade de conscientização das novas gerações sobre os riscos do autoritarismo.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou em postagem na rede social X que 15 de março de 1985 é um marco para a redemocratização do Brasil, com a posse de José Sarney, o primeiro presidente civil após a ditadura militar.
Lula lembrou que Sarney governou sob a "constante ameaça" dos apoiadores da ditadura, mas sua "extraordinária habilidade" foi crucial para a elaboração da Constituição Federal de 1988, mudando a história do país.
O presidente enfatizou que, em 40 anos de democracia, importantes passos foram dados, apesar de enfrentarmos momentos difíceis. Ele reafirmou os "enormes desafios" à frente e a necessidade de defender a democracia diariamente contra o retorno do autoritarismo.
Lula alertou sobre a importância de educar as novas gerações sobre as implicações de viver sob uma ditadura, destacando a negação de direitos, incluindo o direito à vida.
A chapa Tancredo Neves-José Sarney foi eleita indiretamente, encerrando 21 anos de ditadura militar, com Sarney assumindo a presidência devido à hospitalização de Neves antes da posse.