Marcos Rogério quer fazer 17 sabatinas de indicados para agências reguladoras
Senador Marcos Rogério planeja iniciar sabatinas para as agências reguladoras na próxima semana. O atraso nas reuniões se deve a tensões políticas e resistências a algumas indicações do governo.
Presidência da Comissão de Infraestrutura do Senado, sob Marcos Rogério (PL-RO), planeja realizar sabatinas para os 17 indicados a agências reguladoras na próxima semana.
A convocação, que deveria ter ocorrido na semana passada, foi adiada devido à falta de reunião do colegiado.
Rogério afirmou: "Na próxima semana eu quero começar as sabatinas" e mencionou a possibilidade de uma reunião extraordinária para leitura dos relatórios ainda esta semana.
A paralisação do Congresso por parlamentares ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) prejudicou o andamento das sabatinas.
Além disso, a resistência de alguns parlamentares em relação aos nomes indicados por Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia (MME), para a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), contribuiu para o atraso.
Um acordo anterior entre o governo e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), parecia ter destravado as indicações, mas novas discussões sobre a indicação de Pietro Mendes para a ANP surgiram, colocando em pauta outros nomes, como o advogado Ângelo Rezende.
Porém, a tendência é que Mendes permaneça como indicado. O senador Laércio Oliveira (PP-SE) foi designado relator da indicação, e Marcos Rogério disse que todos os relatores serão definidos até o fim desta terça-feira.
O outro nome enfrentando resistências, Gentil Nogueira para a Aneel, também deve ser mantido, com o senador Eduardo Gomes (PL-TO) como relator.