HOME FEEDBACK

Mauro Vieira conversa com autoridade dos EUA em dia de tarifaço

Diplomatas brasileiros buscam alternativas para minimizar impactos comerciais das novas tarifas dos EUA. Reunião virtual está agendada para a próxima semana para discutir medidas em resposta às taxações.

Chanceler Mauro Vieira conversou nesta quarta-feira (2.abr.2025) por telefone com Jamieson Greer, chefe do USTR (United States Trade Representative), horas antes do anúncio de novas tarifas pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

A conversa abordou as atuais tarifas de 25% aplicadas sobre as importações de aço e alumínio dos EUA, que começaram a valer em 12 de março. O Brasil é o principal exportador de alumínio e o 2º maior vendedor de aço para os EUA.

Apesar de não afetar diretamente os brasileiros, a longo prazo, a elevação dos preços pode desestimular compradores norte-americanos. O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estuda uma resposta.

Uma nova reunião virtual entre as equipes técnicas dos dois países está agendada para a próxima semana, a fim de discutir as medidas que Trump anunciará. Essas ações fazem parte do esforço brasileiro para mitigar os efeitos das tarifas.

O embaixador Maurício Lyrio, secretário de Assuntos Econômicos do Ministério de Relações Exteriores, também participou da ligação. Ele esteve em Washington na semana anterior para discutir os impactos das tarifas.

Trump chamou o dia de "Liberation Day" ("Dia da Libertação"), afirmando que marca a libertação dos EUA de produtos estrangeiros. As novas tarifas se juntam a outras taxas já impostas desde o início de seu 2º mandato, em 20 de janeiro.

Leia mais em poder360