HOME FEEDBACK

MEC quer estender Pé-de-Meia a todos do ensino médio da rede pública

Camilo Santana anuncia intenção de expandir programa a todos os estudantes do ensino médio até 2026. A medida visa promover a permanência escolar e reduzir desigualdades sociais no Brasil.

Ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou a intenção de universalizar o programa federal Pé-de-Meia para todos estudantes do ensino médio público a partir de 2026.

A declaração foi feita durante a divulgação do Indicador Criança Alfabetizada no Brasil de 2024.

O MEC estima que a universalização exigirá mais R$ 5 bilhões dos cofres públicos. Para isso, o ministro está em conversas com o Congresso Nacional.

O Pé-de-Meia, lançado em janeiro de 2024, começou beneficiando aqueles do Bolsa Família e, no segundo semestre, foi expandido para estudantes com inscrições ativas no Cadúnico, aumentando de 2,5 milhões para mais de 4 milhões de beneficiários.

Atualmente, o critério para obter o benefício é a renda familiar por pessoa, com valores que podem totalizar R$ 9,2 mil durante os três anos letivos do ensino médio.

O objetivo do programa é promover a permanência e conclusão escolar, aumentando o acesso e reduzindo a desigualdade social entre os jovens.

Leia mais em infomoney