HOME FEEDBACK

Medida de Trump sobre mineração pode diminuir dependência dos EUA em relação à China, diz Eurasia

Nova ordem executiva de Trump visa fortalecer a cadeia de suprimentos de minerais críticos nos EUA, enfrentando a dominância chinesa. Agências federais terão prazos apertados para identificar e acelerar projetos de mineração em terras do governo.

Donald Trump assinou uma ordem executiva sobre mineração nos EUA, visando aumentar o financiamento governamental e autorizações para exploração no setor.

Segundo a Eurasia, essa política positiva pode melhorar o suprimento de minerais críticos, colaborando com o Congresso para garantir o sucesso a longo prazo.

O relatório destaca a necessidade de focar na cadeia de suprimento de minerais, não apenas na mineração primária, para abordar os riscos à segurança nacional, especialmente devido ao domínio da China no setor midstream.

Em 2023, a China foi responsável por grandes porcentagens na produção de minerais essenciais, como:

  • 92% de magnetos de terras raras
  • 91% de grafite natural
  • 77% de cobalto
  • 65% de lítio
  • 44% de cobre
  • 28% de níquel

A nova política abrange diversos minerais essenciais para tecnologia militar e energética, utilizando poderes de guerra para ampliar opções de financiamento federal.

Trump determina que agências federais identifiquem terrenos do governo para acelerar projetos de mineração, com prazos apertados para revisões.

Embora exista demanda reprimida, a Eurasia alerta que atender a todos os projetos pode ser desafiador.

A ordem invoca o Defense Production Act para mobilizar financiamento e requer aprovação do Congresso para expandir o apoio federal.

Um apoio bipartidário é necessário, mas mudanças significativas na legislação podem não ocorrer antes de 2026, quando haverá mais espaço para aumentar o financiamento e estimular a demanda doméstica.

Leia mais em exame